Você pode conhecer a Deus e agradá-lo.

 
Como conhecer Deus
de Randal Matheny

Passei na livraria recentemente e vi um novo livro com título de Como conhecer Deus. A autora, pelo que pude reparar duma olhada rápida, quer nos ajudar a conhecer Deus por meio de técnicas que usam os cinco sentidos, as quais são evidentes, diz ela, em todas as religiões.

Evidentemente, a autora se esqueceu de consultar as Escrituras Sagradas.

Deus é invisível (Colossenses 1.15; 1 Timóteo 1.17) e pode ser “visto” apenas pelos olhos da fé (Hebreus 11.27). Ele é espírito (João 4.24) e somente o seu Espírito conhece as suas coisas (1 Coríntios 2.10). “Quem conheceu a mente do Senhor?” pergunta Paulo (Romanos 11.34). A resposta é óbvia: ninguém.

O homem não pode pesquisar e descobrir a pessoa de Deus para conhecê-lo. “Não se pode esquadrinhar o seu entendimento” (Isaías 40.28, ARA). Se houve momento em que era possível perceber o Deus invisível pelos sentidos humanos, foi na pessoa de Jesus.

Assim, João afirma: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida” (1 João 1.1).

O grande erro é confundir as coisas criadas com o Criador. Os homens fazem imagens e as chamam de Deus. É possível, sim, saber alguma coisa sobre Deus observando a criação (Romanos 1.20), mas ele não pode ser conhecido sem que ele se revele ao homem. Ele se declarou de forma única e definitiva por meio de Cristo:

“Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito [este é Jesus], que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer” (João 1.18).

Deus Pai deu a Deus Filho autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda o conhecimento do único Deus verdadeiro aos que o buscam (João 14.2-3). Jesus fez conhecer o nome do Senhor, quer dizer, a sua natureza e pessoa (João 17.26). Ele disse ainda:

“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Lucas 10.22).

A palavra chave aqui é “revelar”. Deus se revela em Jesus e este é revelado nas Escrituras.

Como conhecer Deus? Leia sua Bíblia e veja Jesus. Siga a ele, pois somente o Filho do Homem conduz ao Pai.
__________
Este artigo foi publicado primeiro na e-zine ImoNet, em novembro de 2001.
  
em Sábado, 18.05.2002 at 3:37 PM, randal disse:
Pergunta e esclarecimento

No fórum do Alcance uma leitora fez uma pergunta sobre este artigo ( inforum.insite.com.br ). Abaixo, replicamos, com pequenas correções, a pergunta e a minha resposta.)

Bom dia Randal. Hoje eu li o seu texto sobre Como conehcer Deus, que esta na página "Conheça a Deus" (aquele que você fala sobre a autora dos 5 sentidos) e nao sei se foi sua intençao, mas achei que a maneira como foi colocada no texto nos deixa tao distantes de conhecer a Deus como se fosse algo quase impossivel a nós reles mortais. Penso que nao foi esta sua intenção. Eu acredito que Deus se dá a conhecer atraves da sua Palavra e nao somente em Jesus, mas muito se pode conhecer dEle atraves do Velho Testamento. Concorda comigo?

----

Oi, Cibele, obrigado pelas idéias. O ponto foi que é impossível conhecer a pessoa e o plano de Deus sem ele que se revele. E quando falo em Jesus, isso nos leva infalivelmente à única fonte confiável sobre ele: as Escrituras. E também quando se fala em Jesus, é impossível entender ele e sua missão sem um conhecimento do Velho Testamento. Assim, ele instruiu os dois discípulos a caminho de Emaús: "E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito deles em todas as Escrituras [=Velho Testamento]" (Lucas 24.27, NVI). O Senhor faz o mesmo quando aparece aos discípulos e disse: "Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos" (Lucas 24.44, ver tb. v. 46).

Então, a idéia principal no artigo está aqui: "A palavra chave aqui é 'revelar'. Deus se revela em Jesus e este é revelado nas Escrituras".

A autora do livro queria nos levar a encontrar Deus pelos cinco sentidos. Meu ponto foi que não vai vê-lo lá, nunca. Somente pela sua palavra, encontrada nas Escrituras e na pessoa de Jesus, é que nós vamos poder compreender quem é Deus e qual o seu plano e conhecer intimamente o Criador do nosso espírito.

Ao contrário de nos deixar distantes do conhecimento de Deus, o artigo aponta o único caminho no qual este conhecimento é possível.

Espero que isso ajude a esclarecer.

Mais uma vez, obrigado por escrever sobre o que leu. É sempre bom ter um retorno e saber o que as pessoas estão pensando.

Randal
 
online por 4362 dias
atualizado: 16-10-2010 6:26
status
Você não fez login ... login
menu
... home
... tópicos
... curso pelos correios
... comunidades
... busca
... 
... Home
... Tags

... antville home
Abril 2014
SegTerQuaQuiSexSábDom
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
Setembro
recent
recent

XML version of this page

Made with Antville
powered by
Helma Object Publisher