Você pode conhecer a Deus e agradá-lo.

 
terça-feira, 14. maio 2002

Como conhecer Deus

de Randal Matheny

Passei na livraria recentemente e vi um novo livro com título de Como conhecer Deus. A autora, pelo que pude reparar duma olhada rápida, quer nos ajudar a conhecer Deus por meio de técnicas que usam os cinco sentidos, as quais são evidentes, diz ela, em todas as religiões.

Evidentemente, a autora se esqueceu de consultar as Escrituras Sagradas.

Deus é invisível (Colossenses 1.15; 1 Timóteo 1.17) e pode ser “visto” apenas pelos olhos da fé (Hebreus 11.27). Ele é espírito (João 4.24) e somente o seu Espírito conhece as suas coisas (1 Coríntios 2.10). “Quem conheceu a mente do Senhor?” pergunta Paulo (Romanos 11.34). A resposta é óbvia: ninguém.

O homem não pode pesquisar e descobrir a pessoa de Deus para conhecê-lo. “Não se pode esquadrinhar o seu entendimento” (Isaías 40.28, ARA). Se houve momento em que era possível perceber o Deus invisível pelos sentidos humanos, foi na pessoa de Jesus.

Assim, João afirma: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida” (1 João 1.1).

O grande erro é confundir as coisas criadas com o Criador. Os homens fazem imagens e as chamam de Deus. É possível, sim, saber alguma coisa sobre Deus observando a criação (Romanos 1.20), mas ele não pode ser conhecido sem que ele se revele ao homem. Ele se declarou de forma única e definitiva por meio de Cristo:

“Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito [este é Jesus], que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer” (João 1.18).

Deus Pai deu a Deus Filho autoridade sobre toda a humanidade, para que conceda o conhecimento do único Deus verdadeiro aos que o buscam (João 14.2-3). Jesus fez conhecer o nome do Senhor, quer dizer, a sua natureza e pessoa (João 17.26). Ele disse ainda:

“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Lucas 10.22).

A palavra chave aqui é “revelar”. Deus se revela em Jesus e este é revelado nas Escrituras.

Como conhecer Deus? Leia sua Bíblia e veja Jesus. Siga a ele, pois somente o Filho do Homem conduz ao Pai.
__________
Este artigo foi publicado primeiro na e-zine ImoNet, em novembro de 2001.

link   
 

Coração dividido

de Randal Matheny

Estou de mudança para um novo escritório, saindo de casa para montar meu espaço de trabalho em endereço próprio. Só que lá estou sem linha telefônica. Alguns livros já foram para lá, porém a maioria ainda ficou em casa.

Infalivelmente, quando estou lá, preciso de algo aqui. Quando estou aqui, quero consultar algo que já foi para o novo endereço. Este sentimento de não estar completamente lá nem cá é horrível.

Espiritualmente, temos a mesma sensação quando o coração fica dividido entre a vontade de Deus e a vontade própria, quando queremos, de um lado, servir ao Senhor, mas, por outro lado, desejamos ceder à tentação do pecado. A angústia se assemelha à escolha entre tirar férias na Europa durante um mês ou fazer uma visita a estação espacial Mir. Sem prestar muita atenção nas reportagens que esta logo vai cair no Oceano Pacífico.

Para servir a Deus, Jesus diz que precisamos de um olho só, uma visão singular, um foco certeiro (Mateus 6.22-23). Não dá para tentar servir dois senhores. Acabará optando por um ou outro. Nas coisas espirituais, quando você tenta fazer com que Deus divida seu coração com o Dinheiro ou outro amo, este acaba sempre ocupando todo o espaço (Mateus 6.24). Mais importante ainda, Deus não admite dividir sua lealdade com nenhum outro.

Que Deus seja Deus, então, da nossa vida. Saiba o que você realmente quer, quem você vai servir de verdade. Com toda a sua alma.

“...aquele que duvida assemelha-se ao ondeio do mar que o vento provoca. Não pense esta pessoa que o Senhor dará o que quer que seja a um homem que esteja dividido e indeciso em todo o seu proceder” (Tiago 1.6b-8, TEB).
__________
Este artigo foi publicado originalmente na e-zine ImoNet, em março de 2001.

link   
 

Sua introdução a este site


Este site lhe traz uma série de sete estudos sobre a pessoa e plano de Deus para o ser humano. Estes são:

1. As Escrituras, a nossa autoridade.
2. O reino de Deus, o povo de Cristo.
3. Jesus Cristo, o Mestre.
4. O discípulo de Cristo, seguidor.
5. Separação e salvação.
6. A igreja, o corpo unido.
7. O batismo, imersão para perdão.

Além destes estudos, você encontrará vários outros artigos e matérias de ajuda para conhecer a Deus. Pode se orientar clicando nos tópicos ou começando pela primeira lição sobre as Escrituras.

Se podemos ajudá-lo de alguma forma, estamos à sua disposição.

link   
 

Os passos da salvação

  1. Tome conhecimento do que Deus fez a seu favor na pessoa de Cristo. Marcos 10 v45

  • Creia em Jesus como o único Senhor e Salvador. Marcos 16 v16
  • Resolva mudar de vida, isto é, arrependa-se de seus pecados. Lucas 13 v3
  • Assuma Cristo publicamente, confessando seu nome perante os outros. Mateus 10 v32-33
  • Seja imerso em água para que receba o perdão de Deus pelo sangue de Cristo. Atos 2 v38
  • link   
     

    Curso por correspondência, "Jesus Cristo, o caminho simples"

    Quer saber mais sobre Aquele que é DEUS-Conosco? Faça gratuitamente o curso “Jesus Cristo, o Caminho Simples”. Há cinco lições num só livrete. Você preenche os exercícios e na conclusão do curso ganha um certificado. Escolha abaixo de quem gostaria de pedir o curso e forneça seu nome completo e endereço com CEP completo:

    Entre em contato com uma das pessoas cujo email se encontra acima. Grato, Randal.

    link   
     

    1 As Escrituras — nossa autoridade


    O ponto principal desta lição é este:

    As Escrituras Sagradas (Bíblia) são a nossa autoridade em assuntos espirituais.

    Por autoridade, quer dizer aquele que decide. Acho minha opinião super-interessante (e você acha a mesma coisa da sua, não é?), mas nenhuma opinião humana importa quando se trata das coisas de Deus. No final, é a "opinião " dele que tem que prevalecer. E vamos ler a opinião dele consultando a Bíblia.

    A seguir, alguns textos da Bíblia que mostram a importância, o poder, a autoridade e o propósito da Palavra de Deus.

    Gênesis 1 v3 — PODER

    "Disse Deus: 'Haja luz', e houve luz" (NVI).

    Se eu pudesse falar para a porta da sala: "Porta, abra-se", e ela abrisse, eu ia aparecer no próximo programa do Fantástico. E seria fantásico mesmo. Mais maravilhoso ainda é o poder de Deus de criar do nada um universo inteiro por uma palavra. Deus disse e aconteceu.

    O poder da palavra que criou tudo do nada também cria no obediente uma nova vida. Tanto a palavra de Deus falada como sua palavra escrita é poderosa. As Escrituras, como a palavra escrita, têm poder para transformar as nossas vidas e autoridade para cumprir o que dizem.

    Disse Deus: "Haja vida nesse morto arrependido". E houve vida.

    Deuteronômio 4 v2 — RESPEITO

    "Nada acrescentem às palavras que eu lhes ordeno e delas nada retirem, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que eu lhes ordeno" (NVI).

    Não temos liberdade de modificar a palavra de Deus a nosso bel-prazer. Quando acrescentamos à ela nossas idéias, tradições ou exigências, ou retiramos dela partes que nos desagradam, mostramos desrespeito pelo Senhor Deus.

    Em Deuteronômio, Moisés se despede do povo, um pouco antes que Israel entre na terra de Canaã. Numa série de discursos, ele insiste em que o povo continue fiel ao Deus que o salvou.

    Nossa prosperidade espiritual depende da nossa obediência aos mandamentos de Deus (ver verso 1). Esta palavra Moisés deu aos judeus, mas o princípio, como veremos adiante, continua válido: o ser humano nunca pode mudar a palavra de Deus. E se o faz, é para seu próprio prejuízo.

    Respeitemos a palavra de Deus. Exatamente como ela é.

    Deuteronômio 5 v24 — REVELAÇÃO

    "Essas foram as palavras que o Senhor falou a toda a assembléia de vocês, em alta voz.no monte, do meio do fogo, da nuvem e da densa escuridão; e nada mais acresentou. Então as escreveu em duas tábuas de pedra e as deu amim. Quando vocês ouviram a voz que vinha do meio da escuridão, estando o monte em chamas, aproximaram-se de mim todos os chefes das tribos de vocês, com as suas autoridades. E vocês disseram: 'O Senhor, o nosso Deus, mostrou-nos sua glória e sua majestade, e nós ouvimos a sua voz vinda de dentro do fogo. Hoje vimos que Deus fala com o homem e que este ainda continua vivo!'"

    Quarenta anos depois, Moisés relata como Deus tinha dado os dez mandamentos. Os judeus tinham ficado surpresos que não morreram quando Deus apareceu no monte Sinai, pois criam que ninguém pudesse sobreviver um encontro com ele.

    O propósito de Deus dar a lei ao povo era para mostrar sua glória e revelar sua vontade a Israel. Pode-se saber um pouco a respeito de Deus pela natureza (ver Romanos 1), mas sem que ele fale à humanidade, é impossível compreender o seu plano.

    Quando Deus fala, ele toma providências para que suas palavras sejam preservadas. O Senhor escreveu os mandamentos em duas tábuas de pedra (verso 22). E sempre que ele fala ao seu povo palavras de valor perene, ele manda escrevê-las. Assim é que temos a Bíblia, as palavras escritas de Deus. Estas nos mostram quem é ele e o que ele fez e ainda faz para o nosso bem.

    Deus quer falar conosco pelas Escrituras. Estamos o escutando?

    Salmo 119 v105 — GUIA

    "A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos
    e luz que clareia o meu caminho".

    Quando alguém está no meio do mato perdido, à noite, o que mais se precisa é uma lâmpada. A palavra de Deus é tudo isso para nós, e mais. Pois ela é o próprio caminho. Para o espírito ela faz mais do que a lâmpada física.

    Por causa do pecado, andamos nas trevas. Estas representam nosso estado de perdição, de estarmos perdidos, desorientados, ignorantes, incapazes de voltar para Deus.

    A palavra do Senhor é orientadora. Ela nos mostra o caminho de volta. Ela nos guia, jogando luz na direção certa a seguir.

    Que a Bíblia seja, então, sua guia segura até a presença do Criador.

    Jeremias 9 v23-24 — RELACIONAMENTO

    "Assim diz o Senhor: 'Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico na sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor". Jeremias 9 v23-24, NVI

    Ninguém quer ser um joão-ninguém. Buscamos algo para nos dar importância, para nos dar valor como seres humanos.

    Deus fala para tirar do homem seus falsos valores, a fim de que este possa encontrar seu valor no conhecimento do Criador. A passagem começa e termina com declarações de que é Deus falando ao povo.

    Gloriar-se significa que o homem encontra seu valor como ser humano em algo exterior a si mesmo. Alguns buscam o conhecimento e a inteligência, outros o poder (de qualquer tipo: físico, político, militar, etc.), ainda outros, a riqueza. Mas estes não são suficientes, pois podem ser perdidos ou diminuídos.

    A única coisa que pode dar o verdadeiro valor ao homem é um relacionamento com Deus. E para conhecê-lo, Deu fala e se revela.

    De todos os usos das Escrituras, o principal é para conhecer a Deus. Vamos buscar por meio delas o relacionamento com ele.

    Mateus 22 v29,31b — LER

    (Leia Mateus 22 v23-33.)

    "Jesus respondeu: 'Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus! (...) vocês não leram o que Deus lhes disse: (...)?"

    Onde você vai encontrar as respostas a estas perguntas:

    • Depois da morte, o que acontece?
    • Deus gosta do que estou fazendo agora?
    • Eu preciso mudar a minha vida radicalmente.
    Mas como?

    As respostas a estas perguntas se encontram todas em um lugar só. Nas Escrituras, na Bíblia.

    Os saduceus imaginaram como seriam as coisas na ressurreição (na vida após a morte). Mas Jesus revelou que a coisa era bem diferente. E mostrou a partir das Escrituras.

    Para todos, Jesus diz: Vocês têm que ler. Se você mudança na sua vida, se você quer agradar a Deus, se você quer a vida eterna, você tem que ler. E ler de uma fonte só: a Bíblia.

    Marcos 7 v8-9 — DISTINGUIR

    (Leia Marcos 7 v1-9.)

    "'Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens'. E disse-lhes: 'Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira de pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecerem às suas tradições!'"

    Jesus e seus disípulos foram duramente criticados pelos fariseus porque recusaram seguir as suas tradições. Estes líderes religiosos não conseguiram distinguir entre os mandamentos de Deus e as tradições humanas.

    Hoje, não é diferente. Pessoas e grupos seguem regras ensinadas por homens (verso 7) e crêem que estejam adorando a Deus corretamente. Jesus chama isso de uma adoração inútil. Pois não se pode guardar o que o homem ensina e ainda obedecer a Deus.

    O que mais se precisa hoje é de pessoas que sabem discernir entre a doutrina do homem e a palavra de Deus.

    Você é uma delas?

    João 8 v31-32 - PERMANECER

    "Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: 'Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará'".

    Nem todo o que crê em Jesus o segue. A fé é o primeiro passo que deve levar a andar todo o caminho. Para a fé ser efetiva, ela tem que permanecer firme na palavra de Jesus. Somente assim o "crente" pode ser considerado discípulo de Jesus.

    Neste processo de andar conforme a palavra de Jesus, a pessoa conhece a verdade. A verdade está em Jesus, na sua palavra. Quem não pratica ou obedece à palavra de Jesus não conhece a verdade.

    A verdade liberta. Liberta dos pecados, da culpa, da preocupação, do mundo, do egoísmo, do medo. Liberta para glorificar ao Pai por meio do Filho e para servir ao próximo.

    Permaneça na palavra de Jesus. Assim, será um discípulo libertado para o melhor que a vida tem a oferecer.

    João 12 v47-48 - JUIZ

    "Se alguém ouve as minhas palavras, e não lhes obedece, eu não o julgo. Pois não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Há um juiz para quem me rejeita e não aceita as minhas palavras; a própria palavra que proferi o condenará no último dia".

    O que você diria de alguém que faz uma prova sem estudar o livro-texto? Meio arriscado, não é?

    Pois é. Mais arriscado ainda é passar desta vida para a próxima sem consultar o livro-text, a Bíblia. Nossa prova ocorrerá no Dia Final. Não haverá nenhum jeitinho, conversa nem negociação com a pessoa de Jesus no último dia, pois julgarão a nossa vida as suas palavras já proferidas e registradas na Bíblia.

    Não poderemos culpar pais, amigos ou líderes religiosos pela nossa falta de conhecer e obedecer a palavra de Jesus. No final, estará entre a palavra de Jesus e a mim.

    Por isso, farei o máximo para conhecer os critérios pelos quais serei julgado. E você?

    Atos 17 v11 - EXAMINAR DIARIAMENTE

    "Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo".

    "Que merece respeito por seus méritos e qualidades; digno, ilustre, emérito". Esta é a quarta acepção da palavra "nobre" no Dicionário Houaiss, que muito bem se aplica à atitude dos bereanos. O termo no grego original significa nobreza de nascimento e, depois, nobreza de caráter.

    Os bereanos se mostraram mais abertos à mensagem, mais ávidos pela verdade, pois sua nobreza espiritual demonstrou-se no exame diário das Escrituras.

    Não bastava que alguém "importante" lhes pregava a mensagem de Deus. Eles tinham que ver por si mesmos.

    O resultado? Muitos se converteram (v. 12). E hoje igrejas crescem quando se tem o compromisso de estudar seria e diariamente a Bíblia.

    2 Timóteo 3 v16-17 - INSPIRADA

    "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, par a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra".

    A própria Bíblia alega vir de Deus. Demonstra sua afirmação pela sua qualidade, coerência e veracidade. Portanto, ela merece a maior dedicação à sua mensagem.

    Por ela ser inspirada, ela também é útil ao discípulo de Jesus para todas as coisas. Para si mesmo, a Escritura o capacita fazer todo o necessário no reino de Deus. Com a Bíblia na mão, o discípulo também está preparado para ajudar aos outros, seja qual for a necessidade.

    Nenhum outro livro demonstra a inspiração de Deus como a Bíblia. Por isso, ela será sempre nossa leitura, nossa guia, nossa força, nossa motivação, nossa glória. Pois ela nada menos é do que a própria palavra de Deus.

    Apocalipse 22 v18-19 - RESPEITO

    "Declaro a todos os que ouvem as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhe acrescentar algo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. Se alguém tirar alguma palavra deste livro de profecia, Deus tirará dele a sua parte na árvore da vida e na cidade santa, que são descritas neste livro".

    O que as Escrituras dizem por todo lado João aplica ao seu livro de Apocalipse. Consciente de que escreveu pela inspiração do Espírito Santo, o apóstolo pronuncia maldição sobre a pessoa que ousa modificar sua obra.

    Acrescentamos à palavra de Deus quando permitimos algo não autorizado por ela. Tiramos da palavra quando deixamos de obedecer algum mandamento ou ensinar alguma verdade nela contida.

    Assim, é essencial que observemos estritamente o ensinamento da Bíblia. Ir além ou ficar aquém do que ela diz é perder o acesso à vida eterna. Aceitemo-la exatamente como ela é e obedecemos a tudo, mais nada, menos nada, o que ela diz.

    Aplicação

    1. Aceite a Bíblia como única autoridade em assuntos espirituais.

    2. Leila diariamente a Bíblia.

    link   
     

     
    online por 8227 dias
    atualizado: 16/10/2010 06:26
    status
    Você não fez login ... login
    menu
    ... home
    ... tópicos
    ... curso pelos correios
    ... comunidades
    ... busca
    ... 
    ... Home
    ... Tags

    ... antville home
    maio 2002
    domsegterquaquisexsáb
    1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031
    junho
    recent
    recent

    RSS Feed

    Made with Antville
    powered by
    Helma Object Publisher